REFLITA

Será?

Será que o mundo vai mesmo mudar…

A autora

As vezes parece que não está acontecendo. Não é real. Uma pandemia em pleno ano de 2020 e quando achávamos que estaríamos andando em carros voadores… Não, não evoluímos tanto assim, e a raça humana, no seu ser, não evoluiu quase nada.

Vemos lindos textos falando sobre o lado positivo do isolamento que a pandemia tem imposto quase que em todo o mundo. Famílias reunidas, não há pressa, horários… quando tudo isso passar seremos outros. Tudo vai mudar.

Desculpa se te atiro um balde de água na cara, mas não, não vamos mudar. Poucos irão. Ja é bom. Mas a maioria continuará como antes.

Para começar, os jantares em “família”, na real não são bem assim. Se antes não havia, duvido que agora tenha. É cada um para o seu lado. Pratinho na mão em frente ao computador. Telefone do lado do prato, um olho na TV.

Mais tempo com as crianças. Nada. Agora o tempo é fazendo com que estudem, que entendam que não estão de férias e têm que estudar online. A paciência é pouca, não há como ir dar uma volta para espairecer e ver que a criança não tem culpa…

Os afazeres de casa são os mesmos. Pouco tempo sobra para ler um livro ou outra coisa qualquer. Para quem vive sozinho pode ser diferente, há mais tempos vazios. Mas depende de pessoa para pessoa…

Assim que possível, a maioria irá correr para comprar tudo o que não puderam antes, muitos irão andar de carro enlouquecidamente, continuarão a consumir e a poluir como antes. Quem antes não via os plásticos no estômago dos animais marinhos, a poluição sobre as suas cabeças, o trabalho escravo (ainda?), pessoas morrendo de fome (ainda?), e tantas outras coisas horríveis que causamos uns aos outros, sim porque somos um só neste planeta. Se não viam antes, passaram a ver agora? Tá tudo limpo? Continuam a ver nas notícias, nas redes sociais. Ao longe. “Não tenho nada a ver com isso”.

Ja repararam nos números de infectados por países? Ja repararam que nos países pobres, como em alguns do continente africano, “só” há um ou dois casos? Porquê? São mais fortes? É verdade que lidam ainda nos dias de hoje, com doenças muito mais graves, erradicadas de muitos países e que nestes ainda matam e muito. Mas os números de infectados pelo tão falado coronavírus são baixos porque não há registros. Não fazem testes. As pessoas não vão aos hospitais. Tratam-se em casa. Algumas mortes podem até ser por causa deste vírus, mas não há registro…

Acordem! O que realmente vai mudar é a economia mundial. Os negócios. Mas o ser humano na sua essência continuará igual. Só mudará quem for de alguma forma tocado. Não necessariamente de forma trágica, espero eu. De resto, tudo igual.

Desculpa se neste momento em que todos querem estar positivos, espalhando palavras de apoio e força, venho dizer isso. Mas continuem com a positividade. Com as palavras boas. É que estou em isolamento a mais tempo que vocês, e esta fase “bonita” ja passou. Não, não estou depressiva. Minha vida continua basicamente igual. Poucas mudanças. Por isso, para mim, e mais fácil ver as coisas como são, pois não estou em nenhum processo psicológico que não estivesse antes. (loucura sempre tive)

Meus amigos, pés no chão. Cuidem-se sim. Cuidem dos outros. Sejam solidários. Não pensem só no próprio umbigo. Fiquem em casa não porque alguém famoso colocou uma foto bonitinha no Instagram dizendo “Fique em casa”. Fique para não pegar e espalhar o vírus aos mais velhos e aos que tem a imunidade debilitada. Fique para não espalhar o vírus, o pânico o caos. Os hospitais não dão conta. As pessoas morrem de verdade! Não é post bonitinho nas redes sociais que salva. E a tua atitude! Adulta, consciente, realista. A coisa é mesmo séria e triste. Levem a sério!

E parem, parem para analisar a real situação. Vejam que realmente este é um alerta. Chega de engolir o que vem pelo telefone e TV. Chega de ser papagaio, de repetir. Chega de produção em massa. Vamos customizar. Vamos ser diferentes. Únicos. Reais.

Tudo vai passar. Tudo passa…

Este post foi originalmente publicado em Melancia Cereja Romã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s