CUIDE-SE

Açafrão e açafrão da terra (Cúrcuma). Conheça a diferença.

Um não tem nada a ver com o outro. Apenas a cor que liberam é parecida. E o valor de compra de cada um então, são bem diferentes.

O açafrão e a cúrcuma são especiarias muito utilizadas em várias culinárias, como a indiana, árabe, africana e outras de influência destas.

O açafrão “verdadeiro” e o açafrão da terra (ou da índia ou cúrcuma) são duas iguarias bem diferentes, tendo em comum a coloração amarela que dá aos alimentos. Além de ambos possuírem uma série de benefícios a saúde.

Açafrão

O Açafrão

açafrão é extraído dos estigmas das flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária.

É considerado como uma das especiarias mais caras do mundo uma vez que, para se obter um quilograma de açafrão seco, são processadas, manualmente, cerca de 150.000 flores e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2.000m². 

Para utilizar o açafrão, primeiro deve-se colocar alguns filamentos em água morna e depois acrescentar esta água ao que estiver preparando.

O Açafrão melhora a memória, tem efeito ansiolítico e relaxante, reduz os sintomas de abstinência de morfina, protege contra o infarto do miocárdio, melhora a função renal, atua contra doenças infecciosas, entre outros benefícios de uso contínuo.

Além de um forte antioxidante, prevenindo o envelhecimento e doenças.

Curcuma (Turmeric em inglês)

Cúrcuma

A Cúrcuma ou açafrão da terra (da índia) é um pó feito da raíz de uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

Da sua raíz seca e moída obtém-se a especiaria que serve tanto para a culinária, como corante e para fazer medicamentos. 

Seus compostos fitoquímicos, ajudam a combater o aumento do colesterol, problemas autoimunes e cardíacos. Mas é contra o câncer que esta especiaria vem sendo estudada em muitos países, pois seus compostos ajudam a diminuir o crescimento de células cancerígenas.

A cúrcuma pode ser utilizada diretamente em vários pratos, como sopas e risotos.

Agora que você já sabe “quem é quem”, que tal além de passar a utilizar o nome correto utilizar nas suas refeições? Você estará adicionando sabor e saúde a sua alimentação.

Cuide-se!

Fonte: Wikipedia Foto: Reprodução/infoescola

Um comentário em “Açafrão e açafrão da terra (Cúrcuma). Conheça a diferença.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s