REFLITA

Saiba como identificar produtos ecologicamente corretos

Com uma maior conscientização por parte dos consumidores, as empresas estão, gradativamente, a aderirem uma postura ambientalmente correta. Isto se dá pela pressão dos consumidores, que estão mais alertas.

Sendo assim, começam a surgir, aos poucos, produtos rotulados com diferentes nomes como, ecológicos, verdes, sustentáveis e socialmente responsáveis. Estes, estão relacionados com as medidas que as empresas tomam ao produzirem os seus produtos e o impacto que geram no meio ambiente. Estas medidas podem ser para a diminuição deste impacto com o ecossistema, ou com a cadeia produtiva, ou ainda com a atenção para com a comunidade que está ligada ao negócio da empresa, por exemplo.

É necessário ter esse conhecimento também, para distinguir empresas/marcas que utilizam estes termos apenas para fins de marketing. E são muitas as empresas com posturas não ecológicas, mas que utilizam esses termos.

Tipos de produtos

Produtos ecológicos

Os produtos ecológicos são aqueles feitos com cuidado a preservação da biodiversidade. Ou seja, a produção não gera desequilíbrio no ecossistema.

No entanto, não envolve eficiência energética e preocupação com a comunidade.

O objetivo é a proteção do ambiente ao redor, na retirada de matéria-prima e a produção e disposição de resíduos. Deste modo, a fábrica pode instalar filtros nas chaminés e extrair recursos naturais da região com o máximo de cuidados para não prejudicar a fauna e a flora locais. No entanto, poderá estar mantendo um processo produtivo com alto gasto de energia e combustível, por exemplo.

Produtos verdes

Têm mais preocupações para além de não prejudicar o ecossistema. A empresa também procura produzir com mais eficiência energética, reduzir o desperdício de água e não gerar problemas para o consumidor.

A intenção é minimizar os impactos provocados na natureza pelo ciclo produtivo, preocupados também com o ecossistema e a economia de recursos.

O consumidor também é priorizado, pois a proposta é a de que a mercadoria não provoque efeitos negativos no mesmo. Assim, são substâncias sempre atóxicas, livres de materiais pesados e facilmente processadas ao serem descartadas no meio ambiente.

Produtos sustentáveis

Estes atendem aos requisitos de um produto verde, como a preservação da biodiversidade, e a busca de um uso otimizado de água, energia e outros recursos. Além de a empresa se preocupar com a qualidade e durabilidade dos produtos. Também são respeitadas questões, como a legislação trabalhista e as normas fiscais.

Sendo assim, todo o ciclo de atividades é adaptado ao paradigma sustentável. O produto é visto de uma forma holística em todo o seu ciclo de vida e cada etapa de trabalho com o artigo é pensada para que os impactos sobre o meio ambiente sejam mínimos possíveis.

A ideia é que a mercadoria atinja um alto padrão de qualidade e tenha um descarte correto para não agredir o planeta.

Produtos socialmente responsáveis

O ciclo produtivo destes produtos procura beneficiar a coletividade. Neste caso, a empresa/organização o faz de forma voluntária, não por ações estatais compulsórias ou para a obtenção de incentivos fiscais e benefícios do governo.

Um exemplo, são as indústrias de cosméticos que utilizam produtos naturais orgânicos produzidos por uma comunidade. É feita uma associação a essa população para extrair a matéria-prima de forma sustentável, gerando empregos.

Semelhanças e diferenças

Todos os tipos de designações listados acima possuem preocupação com a preservação da natureza e a diminuição do impacto no meio ambiente. Porém, com focos diferentes.

O produto designado como sustentável possui uma perspectiva mais ampla de respeito ao meio ambiente. Pois procura reduzir o impacto no ecossistema na sua produção, é mais durável e respeita a sociedade. Além de preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

Já os produtos verdes envolvem quase todas essas questões, mas há menos foco no coletivo. Sendo o oposto do produto socialmente responsável, que tem total direcionamento para o benefício de uma comunidade local.

Agora que você já sabe o que significa cada um fica mais fácil na hora de escolher.

Reflita!

Deixe nos comentários nomes de empresas/organizações/marcas/produtos que sejam e tenham alguma destas designações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s