CUIDE-SE

6 benefícios da meditação para a sua saúde

A meditação é uma técnica de concentração utilizada há muitos anos por diferentes culturas. Nas últimas décadas a sua prática passou a ser aplicada nas escolas e inclusive em locais de trabalho. Isto se deve aos estudos científicos realizados com praticantes de meditação, que apontaram várias melhorias a saúde de quem a pratica.

A origem da meditação é muito antiga, remontando a tradições orientais, especialmente a prática da ioga. Mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras.

A meditação é uma técnica em que o indivíduo foca o pensamento em uma imagem, ou som, ou em um objeto, na respiração, no pensamento ou em outra atividade. Desta forma, ajuda a aumentar a conscientização de si, a reduzir o estresse, a aumentar a concentração, a melhorar o humor e a autodisciplina. Além de ajudar a dormir melhor, aumenta a tolerância à dor.

A seguir listamos 6 benefícios comprovados cientificamente conseguidos pela prática da meditação.

Meditar reduz o estresse.

Reduz o estresse

O estresse físico e mental aumenta os níveis do hormônio cortisol, que gera efeitos nocivos no organismo, como a liberação de substâncias químicas promotoras de inflamações e outros problemas para a saúde como a insônia, a depressão e a ansiedade. Além de aumentar a pressão sanguínea, a fadiga, a confusão mental, a síndrome do intestino irritável, entre outros.

meditação reduz o estresse e consequentemente todos os seus efeitos.

Controla a Ansiedade e a Depressão

meditação reduz os sintomas de transtornos de ansiedade, como fobias, ansiedade social, pensamentos paranóicos, comportamentos obsessivo-compulsivos, ataques de pânico e estresse em trabalhos com alta pressão.

O método mindfullness (atenção plena), diminui estados de depressão assim como a prática da ioga, que ajuda no controle da ansiedade e da depressão.

Meditar ajudar na concentração.

Aumenta a concentração e o foco

meditação ajuda a aumentar a intensidade da atenção e da concentração, ao treinar a mente para não dispersar a qualquer estímulo externo.

Análises feitas com trabalhadores e estudantes, mostraram que em média, quatro sessões de meditação já revelam diferenças na qualidade da concentração e do foco em atividades variadas.

Reduz a perda de Memória

Kirtan Kriya é um método de meditação que combina um mantra ou canto com movimentos repetitivos dos dedos para focar os pensamentos. Esse método, demonstrou melhorar a capacidade de memorização por pessoas com perda de memória devido a idade avançada.

Estudos clínicos, revelaram que 12 minutos diários desta prática de meditação são suficientes para notar-se uma melhoria na cognição e na memória.

Melhora o sono

Meditar antes de dormir ajuda o adormecer mais rápido e na qualidade do sono, pois relaxa o corpo e a mente.

A qualidade e duração do sono refletem em muito na nossa saúde em geral.

Aumenta a tolerância a dor

Condições estressantes podem aumentar a percepção de dor, daí a meditação ajudar a controlar a intensidade, na medida em que ajuda a relaxar o corpo e a mente.

Muitos estudos feitos nesta área, relatam a melhoria em pessoas com dor crônica e que praticam a meditação.

Meditar é uma prática comprovadamente eficaz para o bem estar geral e não custa nada. Você só tem que se informar a cerca dos métodos e qual é o melhor para você.

Cuide-se!





Referências: Vários estudos mencionados no texto. Ver links. Fotos: Unsplash

Apoie o “A Gota”! Compre-nos um café. Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s