+CULTURA, familia

Conheça os 6 pilares do método Montessori de educação infantil

O método pedagógico Montessoriano dá ênfase na autonomia da criança, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança como um ser único.

Existem métodos diferentes utilizados pelas escolas em todo o mundo na educação infantil. E muitos deles podem ser aplicados em casa, como o método Montessori. Desenvolvido por Maria Montessori e seus colaboradores a partir da observação do comportamento de crianças em ambientes estruturados e não estruturados. Com o objetivo de ajudar o desenvolvimento da criança, de forma integral e profunda, faz uso da observação, dando suporte ao desenvolvimento infantil de uma forma mais eficaz.

Estudos realizados mostram a confiabilidade e eficácia deste método pedagógico, mostrando ser este o melhor caminho para ajudar o desenvolvimento das crianças, incluindo aspectos cognitivos, sociais, emocionais, de conteúdo e de desenvolvimento cerebral.

Os seis pilares do Método Montessoriano

A seguir mostramos os seis conceitos utilizados neste método pedagógico:

  • A autoeducação, é a capacidade inata da criança para querer aprender. Por compreender que a criança deseja absorver e compreender a realidade que a circunda, e que por isso a criança a explora, investiga e pesquisa, o método Montessori proporciona um ambiente adequado e materiais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.
  • Educação Cósmica, é uma maneira de organizar o conhecimento. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada (cosmos significa ordem, em oposição a caos), estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
  • Educação como Ciência, é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
  • Ambiente Preparado, é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
  • Adulto Preparado, é o nome que se dá, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
  • Professor acompanhador. O papel do professor na escola montessoriana é de guia e acompanhador do desenvolvimento infantil e não o que impõe ou dita o quê e como deve ser aprendido.
  • Criança Equilibrada, é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.

Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida. -Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura

Devemos procurar todos os métodos e meios para estimular o dom inato de cada criança, tratando-a com respeito e como um ser único e não como uma peça de fábrica como a sociedade e instituições o fazem. Não é a toa que se diz que as crianças são o futuro…

Faça sua parte!

Compartilhe este conhecimento.

Fontes: Wikipédia e Lar Montessori

Imagens: unsplash.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s