CUIDE-SE

O poderoso Grão-de-bico

Velho conhecido dos vegetarianos e vegans, o grão-de-bico pode ser visto na lista de ingredientes de muitos pratos, inclusive de quem come carne.

Versátil e cheio de nutrientes, este grão é o “queridinho” do momento.

O grão-de-bico é uma leguminosa, assim como o feijão e possui importantes nutrientes. Consumido há muitos anos, desde os povos antigos, como no Irã, Síria, Líbano, Turquia, Jordânia, Israel, entre outros.

Com os anos, chegou aos países do mediterrâneo passando a ser consumido em quase todo o mundo.

O grão-de-bico é rico em proteínassais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o bom funcionamento dos intestinos.

Grão-de-bico uma leguminosa cheia de nutrientes

Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. Tem pouca água e gorduras e nada de colesterol.

Possui muita fibra – cada 100 gramas de grão contém 6 gramas de fibras – sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando o organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol. Além de ter ácido fólico.

Vários estudos comprovam a eficácia do grão-de-bico na prevenção de doenças cardiovasculares e no tratamento de vários tipos de anemia.

Possui uma boa quantidade de cálcioferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no organismo, sendo por isso, indispensável numa dieta alimentar equilibrada.

Confira aqui uma receita de biscoito sem glúten feito com farinha de grão-de-bico

O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Pasta de grão-de-bico (humus)

Com o maior número de pessoas a aderirem o vegetarianismo e o veganismo o consumo desta leguminosa aumentou em muito. Pois substitui os nutrientes dos alimentos de origem animal (em quantidades diferentes).

O cultivo e a produção do grão-de-bico é importante para a proteção do ambiente, como de outras leguminosas, por possuir a capacidade de absorver e produzir naturalmente nitrogênio, não sendo necessária a utilização de fertilizantes nitrogenados.

E você, já provou grão-de-bico?

Cuide-se!

Dica de Ebook:

“Cozinha vegana para o dia a dia”. De Gabriela Oliveira.

Adquira seu ebook clicando aqui.

Fonte: wikipedia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s