+CULTURA

“O Morro dos ventos uivantes”. Um clássico de Emily Bronte.

Único romance da escritora inglesa Emily Bronte, “O morro dos ventos uivantes” retrata uma trágica história de amor e obsessão.

Um clássico da literatura inglesa, o livro foi publicado em 1847 e recebeu fortes críticas na época.

O locatário da propriedade de Granja da Cruz dos Tordos, localizada em Gimmerton, Yorkshire, fica doente. Durante este período, a governanta Ellen Dean, chamada de Nelly, conta-lhe a história que presenciou na propriedade do Morro dos Ventos Uivantes.

No início da trama, o patriarca da família Earnshaw faz uma viagem e, ao retornar, traz consigo um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano (sua procedência, contudo, não é revelada). O órfão recebe o nome de Heathcliff.

Rapidamente, toda a afeição que o patriarca lhe demonstra enciuma seu filho legítimo, Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai. Contudo, Catherine, a irmã de Hindley, se afeiçoa por Heathcliff.

Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre Heathcliff e Catherine, ela decide casar-se com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustentá-la que Heathcliff.

Heathcliff parte do Morro dos Ventos Uivantes e, ao voltar, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em Edgar.

Catherine e Edgar tem uma filha, Cathy, mas Catherine morre logo depois de lhe dar à luz. Heathcliff fica destruído e decide vingar-se de Edgar e de Hindley.

Uma história atemporal.

Você pode adquirir este livro, clicando aqui. Ou Ebook aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s