Pudim é quase uma unanimidade no Brasil. Praticamente todo mundo gosta. E existem receitas para todos os gostos. Pudim de leite, de coco, amendoim, de pão…
Além de bom e fácil de fazer, é uma opção econômica para uma sobremesa linda e gostosa.
Confira estas duas receitas, uma tradicional e outra vegana.

Pudim de leite condensado (tamanho pequeno).
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 e 1/2 de leite integral (medida da lata de leite condensado) se preferir menos doce use duas medidas da lata com leite.
Preparo:
- Primeiro faça a calda: derreta na forma de pudim uma xícara de açúcar (qualquer tipo).
- Não precisa mexer muito. Quando o açúcar estiver todo derretido e castanho retire e espalhe a calda por toda a forma movimentando a mesma para os lados ou com a ajuda de uma colher, de maneira a cobrir toda parte de dentro da forma.
Importante: Se a calda ficar muito tempo no fogão ficará muito escura e amarga.
- Para o pudim: misture todos os ingredientes ou bata no liquidificador. Quando a calda tiver solidificado pode colocar o líquido na forma.
- Tape a forma e coloque dentro de uma panela maior com àgua pela metade. Se a forma e panela forem de alumínio, coloque uma colher de chá de vinagre para não escurecer.
- Quando começar a ferver, baixe um pouco a temperatura e deixe cozinhar por 40 minutos. Deixe esfriar em banho maria mesmo. Depois coloque a forma do pudim ainda fechada para gelar. Desenforme depois de umas seis horas. Antes disso pode desmanchar.

Pudim Vegano
Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) de açúcar orgânico
- 2 xícaras (chá) de leite de amêndoas ou de castanha de caju
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 1 colher (chá) de agar-agar
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
Para a calda: fazer o mesmo da outra receita acima.
Preparo:
- Dissolva a maisena e o agar agar em uma 1 xícara (chá) de leite vegetal e reserve.
- Em uma panela, ferva o restante do leite vegetal com o extrato de baunilha.
- Quando começar a levantar fervura, baixe o fogo e, lentamente, acrescente a outra xícara (chá) de leite e misture bem. Espere levantar fervura novamente e desligue o fogão.
- Despeje a mistura ainda quente na forma com a calda já solidificada. Em seguida, cubra-a com papel-alumínio e asse em banho-maria no forno preaquecido a 180º C por cerca de 40 minutos ou no fogão.
- Depois de esfriar, leve para gelar por pelo menos 6 horas. Não tente desenformar antes desse tempo! O pudim ainda estará mole e pode acabar desmanchando.
Isto vale para as duas receitas!
Bom apetite!