CUIDE-SE

Aprenda a dizer Não e seja mais produtivo, sem se sobrecarregar.

Para ser produtivo e eficaz nas tarefas em que você é responsável, seja no trabalho, em família ou na vida pessoal, você não pode assumir muitos compromissos ao mesmo tempo. Pois poderá não conseguir acabar alguma das tarefas ou não fazer bem feito.

Como dizem, “a pressa é inimiga da perfeição”. Além disso, depois de algum tempo, você estará esgotado por tentar fazer tudo ao mesmo tempo. É por isso que dizer Não pode mudar a sua vida para a produtividade e para uma vida mais leve.

Pedidos chegam o tempo inteiro, seja da família, dos amigos, dos filhos ou colegas de trabalho. Para permanecer produtivo, minimizar o estresse e evitar a perda de tempo, você tem que aprender a dizer Não. Algo difícil para algumas pessoas.

Mas o que há de tão difícil em dizer Não?

Negar algo a alguém pode magoar, irritar ou desapontar a pessoa a quem você está dizendo o “não”, e isso, geralmente não é agradável.

No entanto, há maneiras de negar algo a alguém sem ser tão desagradável para ela e para você.

Veja a seguir algumas sugestões de como valorizar o seu tempo e dizer não quando necessário.

Valorize o seu tempo. Dê prioridades.

Valorize o seu tempo
Tenha em mente todos as suas responsabilidades e o quanto são importantes, e valorize o seu tempo. Quando alguém pedir que você dedique parte do seu tempo a um novo compromisso, verifique o quanto este é importante ou não, e se realmente poderá o fazer sem comprometer o restante.

Seja honesto e diga que realmente não pode, se for este o caso.

Conheça as suas prioridades
Mesmo que você tenha algum tempo extra (o que, para muitos de nós, é raro), esse novo compromisso é algo que você realmente quer fazer? Pense nisso.

Reflita se o pedido que fazem a você é algo que você fará com prazer e que não trará problemas imediatos ou futuros. E se esta solicitação não afetará outras pessoas próximas a você.

Pratique dizer não
Para quem é tão difícil dizer não, apenas a “prática” o fará se sentir menos desconfortável ao dizer a palavra. Com o tempo, já não será tão difícil de o dizer.

Não se desculpe
Normalmente quando precisamos negar algo a alguém, começamos por dizer: “Me desculpe, mas …”, já que parece mais educado. Embora a educação seja importante quando você tem que dizer não, pedir desculpas apenas fará parecer que você tem dúvidas, que talvez até pudesse aceitar…

Você precisa ser firme e não se desculpar por algo que não pode fazer. Não há nada pelo que se sentir mal.

Você tem todo o direito de garantir que terá tempo para as coisas que são realmente importantes para você, o que incluem também outras pessoas.

Pare de ser legal
Novamente, é importante ser educado, mas ser legal dizendo sim o tempo todo só machuca você. Quando você deixa que outros o sobrecarreguem, elas continuarão a fazer isso. No entanto, se você definir limites, eles procurarão outras pessoas a quem pedir.

Priorize suas tarefas.

Diga não ao seu chefe
Você não tem que dizer sempre sim a sua chefia. Você pode pensar que ao dizer não ao seu chefe irá parecer que você não dá conta do trabalho. Na verdade, é o oposto.

Explique que ao assumir muitos compromissos, você está enfraquecendo sua produtividade e colocando em risco seus compromissos existentes e a qualidade dos mesmos.

Se ainda assim a sua chefia insistir que você assuma o projeto, reveja sua lista de tarefas e peça-lhe para priorizar novamente, explicando que há um limite para o que você pode assumir de uma vez só.

Considerar
As vezes, conforme a situação e pessoa que está solicitando o seu tempo, é melhor dizer à ela que você pensará sobre a solicitação dela e retornará depois. Isso permitirá que você considere o assunto e verifique seus compromissos e prioridades. Então, se você não puder aceitar a solicitação, diga. Ou deixe uma possibilidade futura, “quem sabe numa próxima vez?”. Pelo menos você deu alguma consideração.

Enfim
Dizer não, não é uma coisa fácil de se fazer, mas depois de dominar isso, você descobrirá que está menos estressado e mais focado nas coisas que realmente importam para você. Não há necessidade de se sentir culpado por organizar sua vida pessoal e saúde mental de uma forma que seja boa para você.

Lembre-se de que quando você aprende a dizer não, não é sobre ser mau ou egoíta. É sobre cuidar do seu tempo, energia e sanidade. Depois que você aprender a dizer não de maneira positiva (embora isso pareça ambíguo) as pessoas respeitarão isso e reconhecerão o seu autocuidado e sua responsabilidade. Diga Não a tudo que te faz mal.

Reflita e cuide-se!



Referência: Lifehack. Fotos: Unsplash.com

Sugestão de leitura:

Clique para comprar seu exemplar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s