CUIDE-SE

Manteiga Ghee. Conheça mais sobre esta manteiga clarificada e seus benefícios.

Ghee é um tipo de manteiga clarificada que contém menos proteínas lácteas do que a manteiga normal e pode ser utilizada da mesma forma. Mas será mais saudável? Quais os benefícios?

A manteiga Ghee (conhecida como manteiga indiana), é preparada a partir da manteiga do leite de vaca, animal sagrado no hinduísmo. A Ghee é considerada um alimento sagrado nesta religião e é usada em rituais de adoração, de purificação, em casamentos e funerais, além de muito utilizada pela medicina Ayurvédica. Na culinária é empregada em quase tudo que é produzido e consumido pelos hindus, e em muitos outros países não só asiáticos e não só pelos hindus.

Manteiga líquida mais pura.

Como é feita a Ghee e a diferença entre outras manteigas clarificadas.

A manteiga clarificada consiste na remoção de parte da água e dos componentes sólidos do leite, através da fervura, resultando em uma gordura pura e livre de toxinas. Já a Ghee, inclui a este processo mais tempo de fervura, mas em temperatura mais baixa do que a utilizada na manteiga clarificada habitual. A manteiga se divide em gorduras líquidas e sólidos do leite. Uma vez separados, os sólidos do leite são removidos, o que significa que a Ghee tem menos lactose do que a manteiga normal.

Já a manteiga de garrafa, muito utilizada na região nordeste do Brasil, também se difere das outras por sua técnica de preparo. Ela é obtida através do cozimento da nata do leite de vaca até que evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata do leite.

A diferença entre a manteiga clarificada e a Ghee não se resume apenas a diferença de técnica de preparo, mas também em sabor, cor e cheiro e benefícios para a saúde.

Baixo nível de lactose.

Benefícios e cuidados a ter na sua utilização

Como a Ghee tem muitas de suas proteínas lácteas removidas, ela contém níveis muito mais baixos de proteínas lácteas, como caseína e lactose, do que a manteiga comum.

Ideal para quem é sensível ou intolerante à lactose e caseína.

A Ghee contém um ácido graxo chamado ácido butirato, que desempenha um papel essencial na saúde digestiva. Também pode ter efeitos antiinflamatórios.

Vitaminas

Por levar mais tempo a ser feita, em temperatura mais baixa do que a utilizada em outras manteigas clarificadas, a Ghee retém mais vitaminas e nutrientes. Sendo fonte de vitamina E, vitamina A, antioxidantes e outros compostos orgânicos, muitos dos quais seriam decompostos ou destruídos se fervidos em temperaturas mais altas.

Ideal para refogar.

Cozinhar com Ghee

A manteiga Ghee, assim como outras manteigas clarificadas, possui um ponto de queima mais alto do que a manteiga normal, sendo mais saudável utilizá-la para cozinhar.

Cuidados

Em relação a manteiga normal, a Ghee possui uma ligeira diferença na quantidade de gordura, sendo um pouco mais elevada, mas insignificante se utilizada de maneira equilibrada (bem como o uso da manteiga normal).

Apesar de não ser um “super alimento”, a manteiga Ghee é uma ótima opção para a utilização diária (caso você não seja vegan – veja aqui a diferença entre veganismo e vegetarianismo). Não esquecendo que a gordura, em doses equilibradas, é essencial para a sua saúde.

Cuide-se!


Fontes: Medical News Today e Time. Fotos: unsplash.com


Sugestão de leitura:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s