REFLITA

Consciência ambiental. Conheça 10 opções de tecidos sustentáveis.

A conscientização sobre o que consumimos tem vindo a crescer. Estamos nos tornando mais cientes e consequentemente, mais responsáveis. E isto não apenas é bom, como é urgente. O planeta já há muito tempo que clama por isso. Não há mais tempo a perder.

O consumidor consciente é aquele que procura saber a procedência do produto que está comprando: como foi feito, do que é feito, como será descartado e os impactos que trará ao meio ambiente.

Produtos sustentáveis em geral, possuem algumas destas características:

  • são recicláveis
  • duráveis
  • biodegradáveis

Estes produtos contêm menos substâncias prejudiciais ao meio ambiente, além de o processo de produção consumir menos água e energia.

Leia sobre o estilo de vida minimalista.

Tecidos sustentáveis consomem menos água na sua produção

As roupas, calçados e acessórios são alguns dos produtos mais nocivos ao meio ambiente. Seja na sua produção, como no seu descarte.

Você sabia que o tecido de Polyester elimina micro plásticos a cada lavagem? Isso quer dizer que cada vez que você lava uma roupa feita com polyester você está mandando microplásticos para o meio ambiente. E você sabe onde vai parar exatamente e o que causa? E quantas roupas, lençóis e outros produtos você tem feitos deste material?

Tecidos Sustentáveis

Tecido eco-friendely, sustentável é aquele que gera menos impactos para o meio ambiente, desde o processo de fabricação até o descarte e reaproveitamento de materiais.

Para saber se um tecido é sustentável, basta analisar os seguintes pontos:

  • Utiliza muita água para ser produzido?
  • Precisa de agentes químicos na sua produção?
  • Como fica no descarte final? É biodegradável ou reciclável?

Procurar por informações sobre o processo de produção, sobre a matéria-prima (formas de plantio, por exemplo) e possíveis danos ao meio ambiente, é a melhor maneira de descobrir se o tecido é mesmo sustentável.

Tecidos biodegradáveis

O tecido sustentável pode ter sua origem em materiais orgânicos ou reutilizáveis, podendo ser também biodegradáveis. Eles podem ser feitos de matéria-prima natural, de fibras artificiais com base natural ou de fibra sintética quimicamente alterada para que se decomponha mais rápido.

O tecido biodegradável é aquele em que o tempo de decomposição pode chegar a poucas semanas, quando descartado em um aterro sanitário ou composteira, ficando exposto às características locais e à ação de microrganismos presentes. Desta maneira o tecido biodegradável é sustentável.

Os tecidos biodegradáveis levam em média até três anos, após o descarte em aterro sanitário, para se decomporem. Uma fibra tradicional leva de dez a cem anos para o mesmo processo...

Exemplos de tecidos biodegradáveis:

  • Couro de abacaxi
  • Fibra de bambu
  • Fibra de laranja
  • Lenpur (Fibra celulósica artificial obtida a partir do pinheiro branco da América do Norte)

A seguir, 10 opções de tecidos sustentáveis para você escolher na hora que for comprar produtos feitos com tecidos. Muitos deles a maioria de nós não fazia ideia que existiam, ou se quer, que eram possíveis.

Leia sobre como identificar produtos ecologicamente corretos.

Algodão

10 Tipos de tecidos sustentáveis

  1. Algodão biológico

Ao contrário do algodão convencional – que apesar de natural, utiliza altas quantidades de agrotóxicos, água e energia para o manejo de suas plantações – o algodão biológico não utiliza fertilizantes químicos e inseticidas, apenas adubo vegetal e fertilizantes animais nas suas plantações.

Para receber o selo de biológico, a fibra não deve ter sofrido nenhum tratamento de branqueamento com cloro, não ser tingida com corantes artificiais, nem ter sido submetida a nenhum acabamento químico.

2. Cânhamo

O cânhamo é uma das fibras vegetais mais sustentáveis do mundo.

Produzido a partir da planta Cannabis sativa (sim a mesma da maconha), não precisa de produtos químicos como, herbicidas e pesticidas para crescer. E precisa de menos água do que o linho.

3. Fibra de bananeira

É a partir do tronco da bananeira que é extraída a fibra utilizada para tecidos. Um material com grande resistência, como o algodão e à seda.

4. Fibra de laranja

Produzida por meio da celulose do bagaço da laranja. A fibra de laranja tem um acabamento parecido com o da seda.

Por ser leve e suave, já vem sendo usada por marcas de artigos de luxo.

5. Fibra de soja

Fabricada com as sobras do processamento da indústria de soja, a seda de soja é um tecido macio como o cashmere.

Por absorver bem os pigmentos, reduz o uso de corantes no seu tingimento e é biodegradável. Além de ter ação bactericida e ser resistente aos raios UV.

Pinatex a fibra do abacaxi

6. Lenpur

Fibra celulósica artificial obtida a partir do pinheiro branco da América do Norte. Provém exclusivamente da madeira da poda e não do abate dos pinheiros.

O tecido feito de lenpur possui um toque muito macio.

7. Linho

O linho é utilizado desde as antigas civilizações como no Egito, para bandagens de mumificação, tendas e velas de barco.

Se cultivado da maneira correta, o linho é uma fibra 100% sustentável, pois nada de sua composição vira resíduo no meio ambiente.

Resistente e versátil, exige baixa irrigação para ser cultivado e nenhum agrotóxico em seu plantio.

Saiba o que significa Greenwashing e aprenda a identificá-lo.

8. Piñatex

Feito com fibra das folhas de abacaxi, o material piñatex é um couro que pode ser usado em acessórios, roupas e sapatos.

Como um subproduto da indústria agrícola, tem a mesma função do couro animal ou sintético e não gera gastos extras para sua produção, como água ou defensivos agrícolas.

9. Poliamida biodegradável

Desenvolvida especialmente para que sua decomposição, após o descarte, seja mais rápida, a poliamida biodegradável é uma fibra que degrada-se em apenas três anos.

Esta fibra pode ser usada em biquínis, calçados e roupas.

10. Fibra de Bambu

A fibra de Bambu é obtida a partir da planta cuja renovação é quase imediata (para o bem da natureza). Ao contrário das fibras naturais vegetais obtidas da semente (algodão) ou do caule (linho e cânhamo), o bambu é uma fibra de celulose regenerada, obtida a partir da polpa de bambu à semelhança da viscose.

Esta fibra, assim como outras, tem vindo a ser muito utilizada na indústria da moda que já começa, aos poucos, a mudar a atitude em função da demanda de consumidores conscientes.

Grandes marcas e estilistas já começam a oferecer produtos mais sustentáveis, como a estilista inglesa Stella McCartney, por exemplo, que diz ser sua empresa Vegan e daí todos os seus produtos não virem de origem animal e serem sustentáveis.

No Brasil já existem muitas marcas que trabalham com tecidos sustentáveis, entre outras matérias-primas, produtos e processos de produção também sustentáveis. Os reciclados também são uma ótima opção.

Abaixo um exemplo para você conhecer e comprar. Pois afinal, depois de saber mais sobre tecidos sustentáveis onde você irá comprar? Pois é, não é tão fácil como ir ao shopping. Mas já existem muitas marcas e lojas espalhadas pelo Brasil onde você pode, inclusive, comprar online.


Estilo Verde Moda Sustentável

Estilo Verde

A Estilo Verde Moda Sustentável é uma loja física e também online que vende produtos de saúde e bem estar, roupas, acessórios, calçados e muito mais. É uma loja de produtos multimarcas, sustentáveis e responsáveis. Lá você encontra roupas feitas com tecidos de materiais reciclados, absorventes reutilizáveis, calçados feitos de materiais reciclados e muitos outros produtos. Confere o site.



Sugestão de leitura:

Clique na imagem para saber mais.https://amzn.to/3bdFnwk

Imagens: unplash.com e websites das marcas referidas.

Um comentário em “Consciência ambiental. Conheça 10 opções de tecidos sustentáveis.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s