REFLITA

Fique atento ao Greenwashing!

O Greenwashing é o termo em inglês utilizado para identificar marcas e seus produtos que publicitam serem ecologicamente corretos, sustentáveis, amigos do ambiente… mas que na verdade não o são. Para não cair em práticas oportunistas do mercado é preciso buscar por informação e saber identificar o que é realmente sustentável.

Atualmente ser “sustentável” tornou-se uma prática e um discurso de marketing, visto a consciência ambiental estar aumentando entre os consumidores. Quando a prática e o discurso estão de acordo, tudo bem. Ponto para a marca, ponto para nós consumidores e ponto para o bem estar do planeta.

Foto: Brian Yurasits/unsplash. – Copos de plástico ECO!!!

Então tudo bem divulgar usando todos os selos e publicitar os esforços da marca em ser mais sustentável. Isto ajuda o consumidor a escolher na hora da compra. O problema é quando o discurso não bate com a prática. E isso acontece mais do que você possa imaginar.

Só pra ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), realizada em 2018, analisou mais de 500 embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidade doméstica para verificar a prática do Greenwashing. O resultado mostrou que em quase metade das embalagens dos produtos (48%) foram encontradas informações falsas sobre a responsabilidade ambiental!

Leia aqui sobre materiais para tecidos sustentáveis.

Sustentabilidade

Esta prática existe em vários setores, do automobilístico até ações governamentais. Para ser realmente sustentável é preciso confirmar através de provas como selos de organizações que regulam os setores.

Para nós consumidores é ficar de olho nas embalagens e etiquetas. E sempre procurar por mais informações. Com o tempo ficamos por dentro e mais habituados aos termos e requisitos, facilitando as nossas escolhas de consumo e fazendo a diferença.

Leia aqui também sobre os tipos de produtos ecológicos.

Como identificar o falso sustentável:

SELOS

Primeiro procure por estes selos (atenção aos selos parecidos ou falsos). Estas certificações garantem ao consumidor a veracidade das informações nas embalagens e etiquetas.

E você pode verificar no site das organizações certificadoras se a marca em questão está cadastrada. Assim fica garantido que o selo está sendo utilizado corretamente.

Aqui estão alguns. Clique nos links para saber mais:

INFORMAÇÃO

Alguns produtos dizem não utilizar determinadas substâncias como sendo uma vantagem, mas fique atendo, muitas vezes esta substância é proibida e daí não ser utilizada por nenhuma outra marca. Portanto, não é uma vantagem em relação aos outros.

Assim como dizer que utiliza 50% menos água, ou energia na sua produção, mas todo o restante processo não é sustentável.

Entre muitos outros artifícios utilizados para enganar ou desviar a atenção do consumidor. Por isso, a informação é fundamental.

O IDEC tem um guia completo que ajuda-nos a ficar de olho nas marcas “sustentáveis”. Confira aqui.

Eu estou tentando ficar por dentro de todas estas normas, inclusive as internacionais, em função das compras online no exterior e, no meu caso, que vivo fora. Tarefa difícil, mas com o tempo chegamos lá.

Reflita!


Referências: Politize e IDEC

Um comentário em “Fique atento ao Greenwashing!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s