CUIDE-SE

Cacau e chocolate. Qual a diferença? E quais os benefícios?

Quem não gosta de chocolate? Difícil encontrar quem não goste, não é? Apesar de a maioria das pessoas saberem a diferença entre o cacau e o chocolate, ainda tem quem fique na dúvida. Então, vale lembrar e explicar os grande benefícios que o cacau traz para a nossa saúde.

Freepik/ Cacau em pó

Cacau

O cacau é o fruto do cacaueiro (Theobroma cacao) e é muito apreciado por sua polpa adocicada e por sua semente, com a qual é feito o chocolate. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos, sorvete manteiga de cacau e cacau em pó.

Benefícios

O cacau traz muitos benefícios à nossa saúde, por possuir propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cardioprotetoras (protege o nosso coração). Quanto maior o teor de cacau, maior o benefício do produto.

Também é rico em flavonoides e em antioxidantes, ajudando a melhorar também:

  • O humor
  • O fluxo sanguíneo (prevenindo a trombose)
  • A regular o açúcar no sangue
  • O colesterol
  • Previne a anemia
  • Diminui as chances de se ter diabetes.
  • Regula os intestinos
  • Previne doenças neurológicas.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Ajuda a controlar o peso.

Conheça aqui 4 opções ao açúcar.

Para obter todos estes e outros benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia (com leite, por exemplo) ou 40 gramas de chocolate amargo (com mais de 50% de cacau), o que corresponde a 3 quadradinhos, aproximadamente.

Composição nutricional do cacau
Energia: 365,1 kcal
Proteína21 gCálcio92 mg
Carboidrato18 gFerro2,7 mg
Gordura23,24 gSódio59 mg
Fibras33 gFósforo455 mg
Vitamina B175 mcgVitamina B21100 mcg
Magnésio395 mgPotássio900 mg
Teobromina2057 mgSelênio14,3 mcg
Zinco6,8 mgColina12 mg
Fonte: Tua saúde

Freepik/ Chocolate

Chocolate

O chocolate é feito a partir das sementes fermentadas e torradas do cacau. Então o chocolate é um produto feito com cacau.

Os produtos mais processados podem ter uma grande quantidade de gordura e açúcares e, desse modo, serem menos benéficos para a saúde, aumentando o risco de diabetes, obesidade, colesterol, entre outros problemas.

O chocolate puro é feito de matérias-primas-chave, os grãos de cacau e o açúcar. Contudo, a composição completa varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e legislação, que trata principalmente de parâmetros como porcentagem de cacau e sólidos do leite adicionais, quantidade e tipos de gorduras vegetais permitidas. Os principais ingredientes são os açúcares, manteiga de cacau, leite em pó, leite condensado, cacau em pó, sorbitol, lecitina de soja, aromatizantes e edulcorantes. Wikipedia

Desta forma, uma escolha mais saudável é optar pelo chocolate com 70% de cacau em substituição ao chocolate ao leite. Ou a partir de 50% de cacau na composição do chocolate.

Chocolate é muito bom. Mas deve ser consumido com moderação e de preferência com mais cacau.

Curiosidade: O cacaueiro (Theobroma cacao), uma planta da família Malvaceae e gênero Theobroma, originada da floresta tropical úmida americana. A espécie não é endêmica do Brasil (isto é, não é original do Brasil, foi trazida para cá) e, segundo o Flora do Brasil 2020, provavelmente foi naturalizada na Amazônia na Era Pré-Colombiana. No Brasil, a espécie pode ser encontrada nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Rondônia e Sergipe.

Cuide-se!

Sugestão de receita com cacau e chocolate:


Referências: Brasil Escola e Tua Saúde

Fotos: Freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s